#Pecuária
Perdas Embrionárias em Novilhas Nelore causada por Ingestão de Timboril (Enterolobium Contortisiliquum)
Relato de casoNovilhas Nelore submetidas à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) apresentaram Taxa de Perda Embrionária de 35% entre os Dias 30 e Dias 60 após o Diagnóstico Gestacional. A casuística ocorreu em uma Fazenda de rebanho comercial no Município de Pimenta Bueno/RO, durante a Estação de Monta 2021/2022.
A Fazenda é assessorada pela empresa Serv Sêmen, de propriedade dos médicos veterinários Larissa Feres Lessi e Emerson Alessandro Lessi, especializados em Reprodução de Bovinos; situada no Município de Cacoal/RO.
O relato do caso foi evidenciado após início das IATFs, sendo que, as novilhas foram submetidas aos Protocolos Hormonais para Sincronização da Ovulação, foram vacinadas contra as doenças que causam perdas Embrionárias Precoce e Abortos.
De acordo com a Médica Veterinária Larissa Lessi, após o diagnóstico gestacional e identificação de 35% de perda gestacional, chamou a atenção e assim analisou todos os fatores intrínsecos durante os procedimentos; desde os produtos utilizados nos protocolos hormonais quanto qualidade do Sêmen, inseminador e outras variáveis que podem afetar os resultados da IATF, bem como as perdas gestacionais em bovinos de corte.
Excluído as hipóteses acima mencionadas, foi necessária uma análise mais profunda da Propriedade em questão.
Desta forma, foi constatado que, o lote de aproximadamente 130 novilhas, estavam apascentadas em pasto rotacionado de Brachiaria Brizanta que possui várias árvores de Timboril (Enterolobium Contortisiliquum) e as mesmas estavam em fase de frutificação. Neste período, estas árvores produzem favas bastante palatáveis e altamente tóxicas conforme já relatado por Costa, R.L.D. da1*, A. Marini1, D. Tanaka1, A. Berndt1 e F.M.E. de Andrade1 no Trabalho " Um caso de intoxicação de bovinos por Enterolobium Contortisiliquum (Timboril) no Brasil".
De acordo, com a Médica Veterinária, Larissa Lessi, concluí se que as perdas gestacionais foram causadas pela Ingestão do Timboril, pois nos demais lotes de novilhas também submetidas à IATF na mesma Fazenda, onde tanto os protocolos hormonais, Sêmen, inseminador entre outros, foram os mesmos, não houve perda gestacional acentuada como relatado.
"A única diferença entre os lotes de Novilhas trabalhadas, é que estavam apascentadas em pastos distintos e que um deles, possui várias árvores de Timboril. Já o outro rotacionado de Brachiaria Himidicula, já não possui este tipo de vegetação", diz Larissa.
Para finalizar, completa que durante os manejos de IATF, algumas novilhas apresentaram sintomas semelhantes à foto-sensibilização, conhecida por "requeima" nas regiões genitais, o que evidencia a intoxicação pela Ingestão de Timboril.
Texto: Larissa Lessi
Médica Veterinária, formada pela Universidade de Marília/SP.
Sócia Proprietária da Serv Sêmen em Cacoal-RO.
E-mail: larissa.servsemen@terra.com.br