#Agricultura
Seminário do Cacau reúne mais de 600 produtores em Presidente Médici e fortalece a cacauicultura em Rondônia
Mais de 600 produtores rurais participaram, nesta quarta-feira (26), do Seminário do Cacau, realizado pelo Sistema Faperon/Senar em parceria com o Sebrae Rondônia e o Sindicato de Produtores Rurais de Presidente Médici. O evento, promovido na propriedade da família Santana – destaque no Concurso Nacional de Qualidade do Cacau (Concacau) 2024 –, integrou a iniciativa “Juntos Pelo Agro” e reforçou o compromisso das entidades no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no estado.
Com uma programação diversificada, o seminário proporcionou acesso a conhecimentos técnicos e estratégicos para a melhoria da produção. Além disso, o evento recebeu 13 caravanas de produtores vindos de diversos municípios, como Ariquemes, União Bandeirantes, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Theobroma, Jaru, Cacoal, Colorado do Oeste, Alto Alegre, Santa Luzia, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Buritis, Campo Novo, Cacaulândia, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Seringueiras e Alvorada do Oeste, ampliando o alcance da iniciativa e fomentando a troca de experiências entre os participantes.
Capacitação e inovação para a cultura cacaueira
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras técnicas e demonstrações práticas sobre sustentabilidade, qualidade do cacau, manejo do cacaueiro e processos pós-colheita. Um dos destaques foi o talk show com produtores e chocolateiras, que compartilharam desafios e experiências na produção e comercialização do cacau e seus derivados.
Além disso, foram montadas estações de conhecimento, onde os produtores, divididos em grupos, receberam orientações especializadas sobre tratos culturais, podas, enxertia, renovação de lavouras, controle fitossanitário, colheita, fermentação e secagem do cacau. O objetivo foi impulsionar a profissionalização do setor e incentivar a adoção de boas práticas agrícolas.
Compromisso com o desenvolvimento do agro
O evento contou com a participação do gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rondônia, Luiz Maurício, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Médici, Jackson Nogueira, além do suporte técnico dos supervisores e técnicos do Senar. A iniciativa também teve o apoio da Prefeitura Municipal e de outras entidades parceiras.
O superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, participou virtualmente do evento, diretamente de Brasília, e destacou a importância da capacitação para o crescimento do setor. “É gratificante ver o impacto da Assistência Técnica e Gerencial na vida dos produtores, trazendo avanços econômicos e sociais. O Senar continua ampliando esse suporte e, com o programa Fomenta Cacau, garantirá a distribuição de 1 milhão de mudas com qualidade certificada, promovendo maior produtividade para os agricultores”, afirmou.
Valorização do cacau rondoniense
Aberto a produtores rurais e empresários do setor de chocolates e derivados, o Seminário do Cacau reafirmou o compromisso do Senar Rondônia e do Sebrae Rondônia com a inovação e o crescimento sustentável da cacauicultura no estado. A iniciativa busca fortalecer a produção local, impulsionar oportunidades de mercado e consolidar o cacau rondoniense como referência nacional em qualidade.
Ao final do evento, os participantes participaram de sorteios de brindes e momentos de confraternização, celebrando os avanços e as oportunidades do setor.
O evento contou com o apoio dos técnicos especialistas em cacau do SENAR/RO: César Arcanjo, Fernando Nicolau, Marcos Jheny, André Felipe, Bruna Rodrigues, Caroline Oliveira, Claudemir, Dhyego, Ednelson Benedito, Eduardo Spirotto, Jéssica Crepaldi, Juliana Padovan, William Neimog, Israel Melo, Marta, Leonardo Spirotto e Isael da Silva Araújo. Também participaram os técnicos especializados em olericultura, Danielly Frare, Elias e Babiane Cordeiro, e o técnico em café, Uéliton Cores.
O evento contou ainda com a supervisão técnica dos profissionais Darlan Sanches, Jocelia Gonçalves, Raquel Schmidt e Gino Bacchi, além do suporte dos agentes de negócios Ana Paula e Leandro Ezequiel, garantindo a excelência na execução das atividades e o suporte necessário aos produtores.