#Agricultura
Empoderamento no Campo: Poliana Perrut destaca a importância das mulheres na cafeicultura rondoniense
Durante a 1ª Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia – Robustas Amazônicos, promovida pela Caferon, a cafeicultora Poliana Perrut foi porta-voz da força feminina no campo. Em um talk show com outras mulheres, ela compartilhou sua trajetória de sucesso e incentivou a inclusão feminina na cafeicultura. Poliana foi à vencedora do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) na edição de 2019. Mais do que uma vitória o prêmio significou para Poliana o empoderamento e a possibilidade de ajudar outras mulheres.
Desde sua vitória no Concafé, Poliana viveu uma transformação pessoal e profissional. “Foi um enorme amadurecimento de 2019 para cá”, relembra a produtora. Em seu primeiro microlote premiado, ela mostrou o potencial da cafeicultura de Rondônia e melhorou a imagem sobre o valor de um café produzido com qualidade, mesmo em pequenas áreas de plantação.
“Com apenas 1,6 hectares, consegui provar que tamanho não limita a qualidade”, conta ela, que agora é referência para novos produtores”, destacou.
Além de abrir portas para si mesmo, a experiência de Poliana levou a promover uma mudança cultural entre os produtores de Novo Horizonte e da região. Atuando como engenheira agrônoma, ela passou a estimular o acesso das mulheres na produção de cafés de qualidade. Poliana enfatizou a importância de construir laços de confiança com os cafeicultores e de compartilhar o conhecimento técnico, o que tem motivado novas gerações a buscarem qualidade em seus produtos.
Esse trabalho de Poliana com as mulheres no campo não só trouxe visibilidade para as cafeicultoras de Rondônia, mas também abriu portas para iniciativas como o projeto “Florada Premiada”, promovido pela empresa Três Corações, dedicado a valorizar a produção feminina.
“Provamos que a qualidade pode e deve ser acessível para mulheres com todos os tamanhos de propriedade”, reforça. Rondônia, agora, comemora duas vitórias consecutivas de produtoras no concurso Florada, e Poliana não escondeu o orgulho por ver o nome de sua terra entre os finalistas, com onze classificações nesta edição.
O talk show conduzido por Poliana Perrut na 1ª Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia foi palco para histórias de sucesso de mulheres que vivem e transformam o campo. Mais do que um espaço para troca de experiências, o evento serviu de inspiração para que outras mulheres se sintam capazes de alcançar seus objetivos e conquistar reconhecimento. A Concafé, nesse contexto, é muito mais que um prêmio: é uma oportunidade de dar visibilidade às trajetórias de vida e ao esforço das famílias que sustentam e elevam a cafeicultura em Rondônia.