#Agricultura
Câmara Setorial discute ações e os desafios da cafeicultura no Estado de Rondônia
Qualidade e certificação, perspectivas de safra e exportações, comércio, barreira tributária e marketing foram alguns dos temas discutidos durante a reunião.
Na última sexta-feira, 04 de dezembro, foi realizada a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Café do ano de 2020.
A pauta tratou de temas relevantes ao setor, iniciando com a explanação do técnico da Seagri, Janderson Dalazem, sobre o concurso de qualidade, Concafé, e do avanço e melhoria dos atributos e características dos cafés robustas de Rondônia. Juntamente, foram apresentados valores utilizados e atualmente disponível no Fundo de Apoio à Cultura do Café no Estado de Rondônia (Funcafé-RO).
A Seagri anunciou que recebeu os equipamentos adquiridos para implantação de um laboratório de análise física e sensorial para o café, e que serão transferidos ao IFRO de Cacoal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia, executado através de um termo de descentralização de crédito firmado entre SEDI e SEAGRI. O laboratório atenderá aos cafeicultores, bem como projetos de pesquisa, compradores, torrefadores e indústrias de café. Aproveitando também, os serviços dos técnicos recém-capacitados pela Idaron em parceria com o Mapa. Além deste, a SEDI comunicou disponibilização de recurso para EMBRAPA, na ordem de 4 milhões, para investir na pesquisa sobre avaliação do desempenho agronômico de 64 clones de café nas principais regiões produtoras de Rondônia.
Na ocasião, Raphael Cidade, extensionista rural da Emater, compartilhou a preocupação com a previsão de safra e debateu com os participantes sobre expectativas de produção e produtividade para a safra de 2021, momento no qual os produtores revelaram suas preocupações quanto ao impacto das condições climáticas, principalmente com seca e as altas temperaturas. A evolução da cultura do café em Rondônia por meio do melhoramento genético, assim como a adoção de novas técnicas para o preparo do solo, o uso da irrigação, adubação e o manejo adequado, tem propiciado o aumento da produção e produtividade nos últimos anos. Segundo a CONAB no ano de 2019, Rondônia produziu 2.444.584 sacas de café, com uma produtividade de 38,46 sc/ha.
Outra proposta que animou o fórum foi a promessa de parceria das indústrias com o Sebrae e a Seagri em desenvolver uma campanha de marketing para fortalecer e estimular o consumo e avaliação da qualidade do café nas prateleiras, combatendo possíveis fraudes, inclusive com aporte financeiro para a Campanha dividido entre os parceiros. Nessa oportunidade, os representantes da Caferon e Lacoop, Sr. Juan Travain e Leandro Dias, relataram a experiência com exportação de 02 contêineres de cafés para a Coreia do Sul e do abastecimento do mercado do café, reforçando a necessidade de apoio aos produtores na logística para comercializar os cafés de Rondônia. Como também, a Sefin se propôs a ajudar nas discussões e esclarecer sobre questões tributárias que forem entraves.
“O que precisa mesmo, é uma campanha forte de divulgação dos nossos Robustas bem preparados para sair de commodity para cafés especiais. Os torrefadores vêm estreitando a relação com a cadeia produtiva e saíram da reunião muito contentes”, disse José Jovam, da Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC.
Dentre as demandas do setor, igualmente foram tratadas questões sobre a comercialização clandestina de mudas produzidas para uso próprio. “É incontestável a necessidade do apoio e parceria dos produtores e de viveiristas e na denúncia das ocorrências do comércio ilegal, de modo que possa potencializar e intensificação ações de fiscalização”, afirmou Rachel Barbosa, fiscal da Agência Idaron.
Segundo Ezequias Braz, o Tuta, presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, mais uma vez a Câmara leva intensos debates, evidenciando que este é um importante fórum das discussões de nossa cadeia produtiva do café. “O setor precisa estar unido e organizado para enfrentar os desafios”, ressalta, Ezequias Braz.
A reunião foi coordenada pelo presidente da Câmara, Ezequias Braz da Silva Neto, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura, EMATER Rondônia, Agência IDARON, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Finanças, Superintendência de Desenvolvimento, EMBRAPA Rondônia, SEBRAE, Associação dos exportadores de café, Associação Brasileira da Indústria de Café, Associação dos viveiristas, Cooperativa mista de Machadinho, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia, Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia, Banco da Amazônia e Cooperativa de Crédito Rural Solidário.
Últimas Notícias
Sex 22/11/2024
Café de Rondônia bate todos os recordes de...
Ter 19/11/2024
Declaração de rebanhos é obrigatória e...
Ter 19/11/2024
Destaque na segurança alimentar no mercado...
Seg 18/11/2024
Nota Técnica orienta produtores sobre...
Qua 30/10/2024
Luana Rocha destaca esforço do governo para...
Qua 30/10/2024
Feira Tecnológica valoriza, prêmia e...
Seg 11/11/2024
Sicredi é reconhecido pela CNF e Febraban...
Qui 07/11/2024
Concurso valoriza produção de café...
Qui 07/11/2024
Peru abre mercado para exportação de...
Ter 29/10/2024